Fábrica Info Computadores
mae triste.jpg

 

7 maneiras de melhorar o desempenho do seu computador

É inevitável que todos os computadores experimentem velocidades mais lentas com o passar do tempo. À medida que o software se torna mais exigente, a maneira como seu PC reage a essas mudanças pode ter um grande impacto em seu desempenho. O sistema operacional que você possui e se optou por atualizar para o Windows 10 também podem fazer uma grande diferença.

Embora você possa fazer algumas atualizações em seu laptop para torná-lo mais rápido, existem algumas melhorias que você pode fazer que são mais econômicas e simples de fazer. Esses pequenos ajustes podem não parecer que irão acelerar o desempenho do seu computador, mas combinados podem tornar possível manter o seu PC funcional por vários anos.  

Aqui estão sete maneiras de melhorar a velocidade do computador e seu desempenho geral.

 

  1. Adicione mais MEMÓRIA RAM ao seu PC

Em termos de uso de memória, o Windows 10 usa menos RAM do que as versões anteriores, mas o aumento da memória RAM tem sido uma maneira testada e comprovada de acelerar os dispositivos por anos.  

Alguns laptops empresariais e de jogos possibilitam adicionar RAM, caso seu laptop não tenho bancos extra para aumento de memória você ainda pode aumentar o tamanho da memória.

É muito mais fácil adicionar mais RAM a computadores desktop e também é muito mais barato. Qualquer pessoa com uma ideia básica do interior de uma torre de desktop é capaz de instalar mais RAM em cerca de uma hora.

Você também pode levar seu computador a Fábrica lnfo para ter mais RAM instalada. Se você está preocupado em comprometer seu sistema potencialmente ou fazer isso de maneira incorreta, ter uma opinião de alguém que sabe o que está fazendo pode aliviar sua mente e tornar mais fácil adicionar memória extra.

 

  1. Considere instalar um SSD

Quando você deseja melhor desempenho, uma unidade de estado sólido (SSD) de inicialização pode ajudar muito a aliviar um a pressão do processador quando o computador é inicializado. Se você tende a executar vários aplicativos ao mesmo tempo ou usar software de edição de fotos e vídeos, então uma unidade de inicialização pode ajudar muito a fazer com que esses programas sejam executados de maneira mais suave e carreguem mais rápido.  

Os SSDs podem ser usados ​​em desktop quanto em laptop. Quando você substitui seu HDD por um SSD interno, você pode comprar uma case externa colocar seu HDD que estava no computador e conecta ao seu PC com um USB 3.0. Esta unidade se transformará em uma unidade de backup para copias de segurança.  

Na Fábrica Info você encontra várias opções de SSD que funcionam dentro do seu orçamento.

 

3. Verifique se há spyware e vírus

É quase impossível não pegar um vírus em algum momento durante a navegação na web, mas o novo software Windows Defender tornou mais fácil do que nunca encontrar malware que pode estar causando problemas graves no seu PC. Os programas de terceiros também são fáceis de instalar e podem ser igualmente eficazes na remoção de spyware ou vírus que você possa ter contraído.

Alguns aplicativos são melhores do que outros e alguns podem ocupar mais espaço, o que pode causar problemas de velocidade. O ideal é encontrar um software que seja eficiente e remova o malware completamente, mas que não ocupe muito espaço no seu PC.

Considere a instalação de dois tipos de software para monitoramento de desempenho do computador. Os programas de limpeza de malware podem resolver problemas de atrasos ou gritantes com velocidade ou pop-ups. No entanto, você também deve olhar para os aplicativos que oferecem proteção contínua e são executados em segundo plano. Mais uma vez, lembre-se de que esses programas antivírus ocupam espaço, portanto, você deve escolher um que seja projetado para não afetar o desempenho.

 

4. Use a limpeza e desfragmentação de disco

Cada computador tem vários arquivos e programas em seu disco rígido que não são usados ​​há algum tempo ou são desnecessários. A Limpeza de disco permite que você descubra quais aplicativos e arquivos podem ser excluídos do computador, liberando espaço na unidade para os programas que você usará.

É incrivelmente fácil acessar a Limpeza de disco.

A partir do botão Iniciar ou da caixa de pesquisa da Cortana, você será direcionado para o programa

Uma varredura rápida mostrará os arquivos temporários, aplicativos instaladores e páginas da web que você não usou ou não precisa mais

A partir daí, ele os excluirá automaticamente e liberará algum espaço

A eficácia da Limpeza de disco depende de quanta RAM você tem no seu PC, o que também pode fazer com que seu computador fique mais lento do que normalmente. Nesse caso, pode ser uma boa ideia instalar mais RAM em seu dispositivo.

 

5. Dê uma olhada no seu navegador da web

Frequentemente, pequenos ajustes podem fazer diferença na velocidade do seu PC. Algo tão simples como o navegador que você usa pode diminuir ou acelerar a taxa de carregamento de páginas da web, vídeos e imagens. Se você estiver usando um determinado navegador e perceber que há um atraso, considere uma alternativa para ver se as velocidades de carregamento são melhores.

O tipo de navegador que você usa não é apenas o que pode tornar o seu computador lento quando você usa a web. Se você tiver um cache cheio que não é esvaziado há algum tempo, visite suas configurações e certifique-se de que esteja vazio.

Seu cache compreende o que você coleta ao visitar vários sites. Muitos sites usam cookies para descobrir seus hábitos de navegação e os anúncios em que você clica quando visita um site também deixam um. Um cache contém esses arquivos como informações e, se você passar muito tempo online, esses arquivos podem se acumular e fazer com que seu computador funcione mais lentamente.

Felizmente, é uma solução fácil. Existem duas maneiras de fazer isso nos navegadores da web mais populares: 

Para Internet Explorer:

Visite “Opções da Internet”

Clique na guia “Geral”

Procure a opção “Histórico de Navegação”

Selecione “Arquivos de Internet temporários” e “Dados do site”

Clique em “Excluir”

Para Google Chrome:

Visite “Mais configurações”

Selecione “Mais ferramentas”

Clique em “Limpar dados de navegação”

Observe que o Chrome permite que você exclua dados dentro de um determinado período de tempo

Se você nunca excluiu os arquivos de seu cache antes, selecione "Sempre"

Marque as caixas “Cookies e outros dados do site” e “Imagens e arquivos armazenados em cache”

Clique em “Limpar dados”

 

6. Desinstale o software desnecessário

Seu computador vem pré-carregado com vários aplicativos que muitas pessoas não usarão, mas que podem consumir recursos do sistema. Normalmente, você pode identificá-los ao ver um pop-up solicitando que você atualize um programa que nunca usou antes.

Remova-os do computador e libere espaço em disco 

Clique no botão "Iniciar" e visite o menu "Todos os aplicativos"

Aqui você pode ver uma lista dos aplicativos que instalou - e os que não instalou

Depois de encontrar o programa que deseja desinstalar, clique com o botão direito no ícone para ver o menu "Opções"

Ou você pode clicar com o botão direito em Iniciar e visitar Programas e Recursos. O assistente do Windows Cortana também pode ser útil porque pode realizar uma pesquisa por “Programas” em sua caixa de pesquisa. A partir daí, você encontrará um registro de quais aplicativos você usou recentemente e quais ocupam mais espaço. Depois de pesquisar o que está instalado, você pode decidir quais programas podem ser excluídos para ajudar a melhorar o desempenho do sistema.

Você também vai querer saber quais programas são necessários para o seu computador funcionar corretamente e quais podem ser descartados. Uma das razões pelas quais esses aplicativos tornam o seu PC lento é porque eles geralmente são iniciados automaticamente quando você inicializa o computador.

Se você não tiver certeza se deseja que esses aplicativos sejam apagados permanentemente, você pode dar uma olhada mais aprofundada nos aplicativos que deseja remover nos menus mencionados.


7. Limite os programas na inicialização

Na mesma linha, você também pode determinar quais aplicativos são executados quando o PC é inicializado. O Windows 10 tem um Gerenciador de Tarefas atualizado que torna mais fácil determinar o que você deseja executar em segundo plano e o que você pode iniciar sozinho.

Para acessar o Gerenciador de Tarefas, pressione Ctrl-Shift-Esc

Irá aparecer uma caixa que lista todos os aplicativos que você instalou no seu computador

Também fornece uma descrição detalhada da quantidade de RAM que cada programa usa quando você inicia o PC

Para fazer um ajuste, basta clicar com o botão direito do mouse no aplicativo que deseja alterar para dizer que não deve ser executado até que seja comandado

Você sempre pode alterar as configurações se perceber que um programa que não está mais em execução afeta o modo como você usa o PC. Em caso de dúvida, você sempre pode reiniciar o computador e ver como ele funciona sem certos aplicativos disponíveis na inicialização.


Resumindo

Se você estiver tendo problemas com o desempenho lento do computador, geralmente são necessários apenas alguns pequenos ajustes para que ele se torne mais eficiência, as dicas são:

  1. Adicione mais MEMÓRIA RAM ao seu PC.
  2. Troque seu HDD por um SSD muito mais rápido
  3. Verifique se há spyware e vírus
  4. Use a limpeza e desfragmentação de disco
  5. Dê uma olhada no seu navegador da web
  6. Desinstale o software desnecessário
  7. Limite os programas na inicialização

 

 Agora se você não estiver conseguindo fazer isso, mas quer melhorar o desempenho de seu computador traga ele até a Fábrica Info que nós fazemos isso pra você de forma rápida e eficiente.